Orgãos da Instituição

Compete-lhe interpretar os objetivos da organização e transformá-los em ações que garantam a sua continuidade, crescimento e desenvolvimento.

Tem a responsabilidade de garantir a implementação dos programas traçados pelo Conselho de Administração com a maior racionalidade de recursos e a maior eficiência nos resultados. Para tal, deverá exercitar as competências de planeamento, organização, direção e controle em estreita colaboração com todos os órgãos da Instituição.

Do mesmo modo, deverá ter capacidade para estimular o espírito de equipa e a motivação coletiva e individual, único garante de absoluto êxito e progresso êxito e progresso da organização.

É o órgão executivo do ISPLH, cabendo-lhe representar e dirigir o ISPLH, velando pela observância das leis em vigor, do Estatuto, das normas e instruções respeitantes às necessidades do ISPLH, bem como superintender na actividade científica, pedagógica, extensão, responsabilidade social e cultural da Instituição.
Ao Departamento dos Serviços Financeiros cabe responder pela programação financeira, acompanhamento e controle das contas em bancos e créditos, dos investimentos, ações de promoção e marketing e operações de tesouraria. A contabilidade, por seu lado, tem a responsabilidade de executar todas as operações contabilísticas, processamento salarial, processamento de impostos e arquivo.

Compete à Direcção de Recursos Humanos assessorar o Administrador em matéria de contratação e avaliação dos trabalhadores do Instituto, bem como programar, propôr e executar acções de formação profissional.Especificamente no caso do corpo docente, o Director de Recursos Humanos deverá colaborar estreitamente com o director geral do Instituto e com os Directores dos Departamentos de Ensino e ciências.

O Departamento dos Assuntos Académicos tem subordinados a Secretária Pedagógica e a Divisão de Professores que tratam, respectivamente, matérias de nível universitário, pré universitário e da formação técnica e profissionalizante.

O Deparamento dos Assuntos Académicos, em colaboração com os Directores dos Departamentos dos Cursos é responsável pela organização, execução e controle de todos os processos de matrícula, inscrições para exames, calendários e horários escolares, elaboração de pautas e afixação de resultados de provas, frequências e exames.

Processos de transferência e mudança de curso serão também tratados, em primeira instância, na Direcção Pedagógica que posteriormente os submeterá à consideração dos Directores dos Departamentos dos Cursos. A emissão de certificados e diplomas será igualmente feita na Direcção Pedagógica.

Os processos individuais dos estudantes bem como as fichas onde são registados os resultados de cada acção de avaliação a que o mesmo se submete são organizados na Direcção Pedagógica. Do mesmo modo, as estatísticas relacionadas com estudantes, com o corpo docente e em geral com as actividades pedagógicas de toda a Instituição devem ser compiladas e tratadas nesta Direcção.

Este órgão assessor da Administrador em matéria de expediente e arquivo sendo também responsável pelas áreas de compras, património e transportes.

Todos os processos de aquisição de material ou equipamento devem ser precedidos de consultas a diferentes fornecedores potenciais, cabendo a decisão de compra, exclusivamente, ao Administrador ou Conselho de Administração, de acordo com os níveis de competência que os mesmos decidam atribuir a estes órgãos nesta matéria.

Cada um dos órgãos da estrutura administrativa será regido por um regulamento próprio.

A estrutura supra retoma campos de especialidade que, devem ser estabelecidos na concepção do Instituto, ainda que nem todos os postos de trabalho sejam preenchidos em curto prazo. A estrutura sugerida permitirá uma visão integrada e sistemática das áreas de trabalho necessárias numa perspectiva de especialização e crescente racionalidade económica na perspectiva de uma entidade de carácter privado.